Publicações

É com muita alegria que anunciamos a publicação dos trabalhos aceites na Conferência IAPS 2012 Porto, numa edição especial da Revista Portuguesa de Ciências do Desporto (indexada em Scielo, Latindex, e Sportsicus)

O prazo de submissão dos trabalhos é 9 de Julho de 2012 e os autores devem enviar os seus artigos para o seguinte e-mail: Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Regras Gerais de Publicação

Ao submeter um manuscrito à RPCD, os autores devem garantir que o mesmo não foi nem será submetido a qualquer outra publicação, mesmo que de língua diferente.

Os artigos aceites para publicação, serão propriedade da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e não poderão ser reproduzidos ou publicados, total ou parcialmente, em qualquer outro lugar sem a autorização do Director da RPCD.

A RPCD subscreve as recomendações formuladas pelo International Committee of Medical Journal Editors [Ann Intern Med (1988) 108:258-265] no que concerne aos critérios que definem a autoria de um manuscrito. Em concordância com as referidas recomendações, cada autor ou co-autores listados em manuscritos, deverão satisfazer aos seguintes critérios: 

1. Ter concebido, planeado e executado o trabalho conducente ao manuscrito ou interpretado a evidência reportada ou ambas.

2. Ter participado na redacção do manuscrito e/ou nas versões resultantes das sucessivas revisões.

3. Ter aprovado a versão final.

Reunidos estes critérios, cada autor terá conhecimento e participação suficiente no trabalho, pelo que poderá aceitar a responsabilidade pública do trabalho reportado. Ao autor principal ou correspondente é requerida a certificação de que todos os autores listados no artigo reúnem todos os critérios anteriormente referidos.

 

Preparação dos manuscritos

Todos os artigos podem ser escritos, alternativamente, nas línguas portuguesa, espanhola ou inglesa. Os autores que não sejam fluentes em qualquer dessas línguas deverão procurar assistência de um colega ou especialista nativo dessas línguas e que esteja familiarizado com a área científica do trabalho.

 

Formato

Os manuscritos devem ser processados e submetidos em ficheiro digital Microsoft Word (*.doc ou *.docx). A configuração de página deve ser no formato A4, com 2 cm de margem, usando a fonte Times New Roman, tamanho 12 (referências em tamanho 8) e espaçamento 1,5 entre linhas.

 

Dimensões e estilo

No total, os artigos não devem exceder 8 páginas (incluindo as referências). 

As páginas deverão ser numeradas sequencialmente, sendo a página de título a nº1.

Os artigos serão rejeitados quando escritos em português, espanhol ou inglês de fraca qualidade linguística.

As abreviaturas deverão ser usadas em concordância com as regras definidas internacionalmente.

 

Página de título e Resumo

A página de título e Resumo deverá conter as seguintes informações:

Título conciso mas suficientemente informativo. Para os artigos na língua inlglesa, o título deve constar em inglês apenas. Para artigos nas línguas portuguesa ou espanhola, o título deve constar nas duas línguas: português e inglês ou espanhol e inglês, respectivamente.

Título abreviado [Running head] conciso não excedendo os 80 caracteres (com espaços).

• Nome e Instituição dos autores.

Resumo do trabalho. Para os artigos na língua inlglesa, o resumo deve constar em inglês apenas. Para artigos nas línguas portuguesa ou espanhola, o resumo deve constar nas duas línguas: português e inglês ou espanhol e inglês, respectivamente.

• O resumo deverá ser informativo e conciso, e não deverá exceder 250 palavras; nos artigos de investigação original o resumo deve reportar os objectivos, métodos, resultados e conclusões.

• Deverão ser incluídas 3 a 6 palavras-chave

Abreviaturas devem ser evitadas

Todos os artigos deverão ter uma estrutura que inclui Introdução, Desenvolvimento, Considerações finais, Agradecimentos (qualquer tipo de apoios deve ser mencionado) e Referências.

 

Referências

As referências deverão ser citadas no texto de forma numerada (entre parêntesis) em concordância com a lista ordenada alfabeticamente e numericamente;

Os nomes das revistas deverão ser abreviados conforme normas internacionais (ex: Index Medicus)

•   Todos os autores deverão ser nomeados (não utilizar et al.)

•   Apenas artigos ou obras publicados ou em situação de “em publicação” poderão ser citados.

•  A utilização de um número elevado de resumos ou de artigos não “peer-reviewed” será uma condição susceptível de rejeição do artigo

 

Exemplos do modo de referencias:

Artigo de revista

Pincivero DM, Lephart SM, Karunakara RA (1998). Reliability and precision of isokinetic strength and muscular endurance for the quadriceps and hamstrings. Int J Sports Med, 18 (2): 113-117


Livro completo

Hudlicka O, Tyler KR (1996). Angiogenesis. The growth of the vascular system. London: Academic Press Inc. Ltd.
 

Capítulo de um livro

Balon TW (1999). Integrative biology of nitric oxide and exercise. In: Holloszy JO (ed.), Exercise and Sport Science Reviews, vol. 27, Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 219-254

 

Figuras

Figuras e ilustrações deverão ser utilizadas quando auxiliam na melhor compreensão do texto

•   As figuras deverão ser numeradas em numeração árabe na sequência em que aparecem no texto

•   As figuras deverão ser apresentadas em folhas separadas daquelas contendo o corpo de texto e a lista de referências do manuscrito (no final do manuscrito e apenas uma por página; utilize a ferramenta "quebra de página"). Deverão conter um título curto e preciso.

•   As figuras e ilustrações deverão ser submetidas com excelente qualidade gráfica, a preto e branco ou escalas de cinza, sem fundo e com a qualidade necessária (formato original TIFF e resolução de 1000 dpi permitem melhores reproduções e manipulação das dimensões). Para assegurar maior fidelidade na reprodução das figuras dos artigos publicados use preferencialmente as seguintes fontes: Arial, Helvetica, Courier, Symbol ou Times.

As fotos de equipamento ou sujeitos deverão ser evitadas.

 

Tabelas

As tabelas deverão ser utilizadas para apresentar os principais resultados numéricos da investigação.

•   Cada tabela deve ser numerada e encimada por um título curto e preciso

•   As tabelas deverão ser apresentados com as mesmas regras das referidas para as figuras

Notas de rodapé do tabela deverá ser utilizadas para explicar as abreviaturas utilizadas no tabela.

 

 

 

 

logo iaps

logo up
logo fadeup  logo cifi2d
logo uevora nicpri
porto cidade ciencia logo-fundacao-porto-social logocmp
porto-lazer fbaup c musica porto
secretrio estado LOGO ipdj
Routledge logo gulbenkian ana
 logoUnicer